quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CURSO DE MEMORIZAÇÃO – AULA 3

TIPOS DE MEMÓRIA

HÁ TRÊS TIPOS PRINCIPAIS DE MEMÓRIA: A AUTOMÁTICA, A AFECTIVA E A COGNITIVA.

•MEMÓRIA AUTOMÁTICA
ESTA É A MEMÓRIA QUE SE RELACIONA COM OS HÁBITOS QUE POSSUÍMOS E COM A UTILIZAÇÃO QUE DAMOS A CERTAS INFORMAÇÕES QUE NECESSITAMOS TODOS OS DIAS.

A ESTA MEMÓRIA APELA ALGO TÃO BÁSICO COMO CONDUZIR, MAS TAMBÉM CERTAS COISAS COMO NÚMEROS DE TELEFONE. QUANDO SE UTILIZA UM DETERMINADO NÚMERO TODOS OS DIAS, É NATURAL QUE AO FIM DE ALGUM TEMPO ELE FIQUE NA MEMÓRIA E JÁ NÃO SEJA NECESSÁRIO CONSULTAR A AGENDA TELEFÓNICA. DAQUI SE RETIRA A IDEIA DE QUE A PRÁTICA E A REPETIÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS PARA A MEMORIZAÇÃO DE TAL MANEIRA QUE A ESTE NÍVEL A INFORMAÇÃO QUE PRETENDEMOS APARECE-NOS SEM QUE TENHAMOS QUE FAZER QUALQUER ESFORÇO PARA A LEMBRAR.


•MEMÓRIA AFETIVA
ESTA É A MEMÓRIA RELACIONADA COM AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS E RECORDAÇÕES. CERTO NÚMERO DE INFORMAÇÕES SÃO OBTIDAS AO LONGO DA NOSSA VIDA ATRAVÉS DE UM CONTACTO MAIS PRÓXIMO COM CERTAS REALIDADES OU MESMO EM SIMPLES CONVERSAS QUE, PELA IMPORTÂNCIA DE QUE SE REVESTIRAM NO MOMENTO FICARÃO CONNOSCO DURANTE MUITO TEMPO. DESTA FORMA, PARA QUE A MEMORIZAÇÃO SEJA MAIS SIMPLES PODE-SE ASSOCIAR A DETERMINADAS INFORMAÇÕES DADOS PESSOAIS QUE NOS PERMITAM UMA RECORDAÇÃO MAIS FÁCIL. DESTE PRINCÍPIO RETIRAM-SE ALGUMAS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO IMPORTANTES.

•MEMÓRIA COGNITIVA
MEMÓRIA O ESTABELECIMENTO DE REDES LÓGICAS NO NOSSO PENSAMENTO FAVORECE A REMINISCÊNCIA E A MEMÓRIA DESSAS RELAÇÕES CAUSAIS. VOLTAMOS UM POUCO AO PRINCÍPIO DA COMPREENSÃO, POIS SE ALGO ESTÁ CLARO NA NOSSA MENTE, É DE CERTA FORMA MAIS FÁCIL LEMBRARMO-NOS DISSO. DAÍ QUE QUANDO FALAMOS MUITAS VEZES EM MEMORIZAÇÃO, TAMBÉM ESTÁ SUBJACENTE UMA COMPREENSÃO, POIS É A MELHOR FORMA DE MANTER UMA INFORMAÇÃO DURANTE MAIS TEMPO NA NOSSA MEMÓRIA.

Nenhum comentário: